Bolo salgado de queijo e ervas aromáticas



Nem acredito que ainda não tinha publicado esta receita, estava por aqui para ser publicada desde o Natal, sim leram bem, Natal! Aí que saudades de quando o tempo era mais meu amigo!

A receita é da Lia do blogue Lemon & Vanilla eu já a tinha guardado algum tempo para fazer, porque adoro este tipo de bolos e como tinha em casa muitos queijos que os meus sogros me trouxeram para usar na ceia do Natal de França, acabei por fazer uma versão do bolo com uns queijinhos mais afrancesados, comparativamente aos usados na receita original. A Lia não se importa, eu sei! :)

O que mais adoro nos bolos salgados é mesmo o aroma a azeite, faz-me tanto lembrar os bolos que se costumam fazer no norte do país e que a minha mãe fazia quando eu era pequena na altura lembro-me que não lhes achava grande piada, mas agora, volta e meia tenho saudades de um bolo com um aroma assim.

Deixo aqui a receita para quem quiser... e já agora façam antes do próximo Natal, porque vale muito a pena :)



.  Receita para 6 pessoas .

Ingredientes:
180g farinha com fermento
3 ovos grandes
80g queijo ralado Emmental
100ml azeite
100ml leite
200g queijo Feta, cortada em cubos (usei Istara, um queijo do Pais Basco)
1 chávena de mistura de ervas aromáticas picadas (usei aneto, majericão, coentros, tomilho e alecrim)
sal e pimenta preta moída na altura q.b.

Aquecer o forno a 180ºC. Untar e enfarinhar uma forma de bundt ou com buraco no meio.

Num jarro, bater os ovos, o leite e o azeite e reservar.

Numa taça, misturar a farinha, o queijo ralado, as ervas aromáticas, sal e pimenta a gosto.

Adicionar os ingredientes líquidos aos sólidos e incorporar bem.

Adicionar os cubos de queijo Istara ou feta à mistura e envolver delicadamente.

Deitar a mistura na forma preparada e levar ao forno por 40 minutos, ou até um palito inserido no meio do bolo, sair limpo.

Desenformar em cima de uma grelha e servir morno ou à temperatura ambiente.

5 comentários:

  1. Bom dia,
    Adorei a receita :) Mas tenho uma dúvida... 1 chávena de mistura de ervas... Qual é a medida da chávena? É que uma chávena parece-me demasiado. Obrigada pela ajuda.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Ai... sei lá! Acho que quero fazer este receita!!!
    Ideal para um piquenique num dia quente. Come-se morna mesmo que não quiséssemos :-)
    A fazer...
    Beijinho
    C

    ResponderEliminar
  3. Gostei da ideia! No próximo lanche ajantarado, vou experimentar :) Bjinhos

    ResponderEliminar
  4. Bolo maravilha Sandra.
    Ainda bem que o ressuscitaste pois tenho de o fazer de novo e sim, adoro a ideia desses queijos mais afrancesados na receita ou não fosse eu uma assumidissima queijo lover.
    Beijinho,
    Lia

    ResponderEliminar